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quinta-feira, 19 de março de 2009

Como surgiu o grupo de flauta doce Sinfonia Jovem

Havia uma grande carência e um desejo de se implantar no Distrito de Barreiro, município de São Benedito, algo que pudesse descobrir ou despertar talentos, especialmente ligados a música. Foram, então, estudadas possibilidades de como este trabalho poderia ser feito. Surgiu daí a proposta de implantação de um grupo musical, utilizando a flauta-doce, por ser um instrumento de custo baixo, em relação a outros instrumentos, de fácil sonoridade, e que havia trabalhos no próprio município envolvendo este instrumento.
Os trabalhos começaram em 2007 e continuou durante 2008, na E.M.E.B. João Batista Salustiano de Aguiar, Distrito de Barreiro, São Benedito, Ceará, numa parceria da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Ação Social e a Associação dos Produtores Rurais do Distrito Barreiro, no Município de São Benedito. O Distrito de Barreiro fica localizada numa região semi-árida do Município de São Benedito, distando 18 km da sede. Há uma grande carência de produção artística, devido à falta de investimentos e a distância da sede do município. A economia local é baseada na agricultura, que se resume ao período invernoso, o que ocasiona um grande êxodo, onde muitos buscam uma vida melhor nos grandes centros urbanos.
Foi proposto um trabalho de iniciação musical, para a formação de um grupo de flauta doce. A princípio, fora utilizado flautas de plástico de baixo custo, posteriormente foram adquiridas novas flautas de material melhor e de uma marca conceituada, através de um projeto da Secretaria de Ação Social. Foram confeccionadas apostilas contendo a teoria musical e partituras. As aulas eram ministradas as sextas feiras, porém, por sugestão da direção da escola, as aulas passaram a ser sábado à tarde, para que fosse abrangido um número maior de alunos.
O trabalho foi bem aceito pelos alunos, bem como por toda comunidade. Todos os alunos engajados nas aulas tiveram noções de disciplina, aprenderam a trabalhar em grupo, a conviver com outras pessoas que também trabalham música, além de fazerem apresentações noutras comunidades do município e em municípios vizinhos, havendo assim uma socialização maior e trocas de experiências e conhecimentos em locais que dificilmente estes alunos freqüentariam se não fosse o projeto.
Para que o projeto alcançasse êxito, a atuação e apoio da direção e corpo docente da escola, como também da Secretaria de Educação, foi de vital importância, visto que os alunos engajados são de famílias carentes, que não conseguiriam adquirir fundos para as viagens e passeios.
Bibliografia utilizada:
Flauta doce: método de ensino para crianças; Rosa, Nereide Schilaro Santa; São Paulo: Scipione, 1999

Revistas Weril

ABC musical, Rafael Coelho Machado. Editora Manon

Princípios básicos da musica para a juventude, Maria Luísa de Mattos Priolli. Editora Casa Oliveira de músicas LTDA (Vol. I e II)

APRENDENDO MÚSICA, como ler e entender partituras, Carlos Iafelice Jr. Motivo Editorial LTDA (MEL)