Gostou? então compartilhe nosso blog e divulgue nosso trabalho!

Web Radio Sinfonia Jovem

sábado, 6 de novembro de 2010

GRUPO DE FLAUTA DOCE SINFONIA DAS CRIANÇAS


O Grupo de Flauta Doce Sinfonia das Crianças, do Bairro Cidade Alta na cidade de São Benedito - Ce, começou suas atividades em outubro de 2009, sob o comando do professor Inácio Alcântara. O projeto tem o intuito de ensinar música a crianças e adolescentes de São Benedito, sem nem um custo para estes. O objetivo é fazer um trabalho social, sem fins lucrativos.

Sua primeira apresentação deu-se no dia 17 de abril de 2010, com um repertório que vai do baião a musica clássica, com arranjos específicos para a formação de flautas doces.

O grupo consta atualmente com cerca de 20 componentes, que ensaiam segundas e quartas, para os que já tocam, e sextas para os iniciantes, das 17:30 às 19:00. Pretendemos começas aulas de violão, para dar um suporte ao grupo, e criar uma biblioteca, para incentivá-los na leitura.

4 comentários:

  1. Origem das Notas Musicais
    O nome das notas (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) tem a sua origem na música coral medieval. Foi Guido d'Arezzo, um monge italiano, que criou este sistema de nomear as notas musicais - o chamado sistema de solmização. Seis das sílabas foram tiradas das primeiras seis frases do texto de um hino a São João Baptista, em que cada frase era cantada um grau acima na escala. As frases iniciais do texto, escrito por Paolo Diacono, eram:
    Ut queant laxis,
    Resonare fibris,
    Mira gestorum,
    Famuli tuorum,
    Solve polluti,
    Labii reatum.
    Tradução: "Para que os teus servos possam cantar as maravilhas dos teus actos admiráveis, absolve as faltas dos seus lábios impuros".
    Mais tarde ut foi substituído por do, sugestão feita por Giovanni Battista Doni, um músico italiano que achava a sílaba incômoda para o solfejo, e foi adicionada a sílaba si, como abreviação de Sante Iohannes ("São João"). A sílaba sol chegou a ser mais tarde encurtada para so, para uniformizar todas as sílabas de modo a terminarem todas por uma vogal, mas a mudança logo foi revertida.
    As sílabas ut, ré, mi, fa, sol e la, chamadas vozes, não correspondiam a alturas absolutas na escala, mas apenas a graus num hexacorde. A altura das notas era designada por letras de A a G. A partir de um trecho escrito num modo eclesiástico qualquer, podia-se transpô-lo de uma quarta, quinta ou oitava sem modificar nenhuma das vozes sobre as quais o trecho seria cantado. Uma sequência ré-mi-fa transposta de uma quarta continuava a ser considerada ré-mi-fa, na solmização, e não sol-lá-si bemol como no sistema actual, embora fosse designada por G-A-Bb em vez de D-E-F. Mais tarde, nos países latinos, adoptou-se a designação "dó ré mi fá sol lá si" para representar "C D E F G A B"

    ResponderExcluir
  2. Claves de Dó, Fá e Sol(Teoria elementar da música).
    A clave é um sinal colocado no inicio da pauta. Existem a clave de Sol, clave de Fá e clave de Dó.
    A clave de FÁ é indicada à instrumentos com sons mais graves. Pode ser de duas formas:
    * Indicado na terceira linha:

    Um exemplo de utilização: Barítono.
    * Indicado na quarta linha:

    Um exemplo de utilização: Instrumento musical Contra-baixo.
    obs.: Como você pode observar no símbolo da clave tem dois pontinhos na parte de traz,
    esses pontinhos é que indica em qual linha ela esta indicando a nota FÁ. Se os dois pontinhos estiver entra a terceira
    linhas será essa linha a nota FÁ. Se os dois pontinhos estiver entre a quarta linha esta linha será a nota FÁ.
    A Clave de DÓ para indicar os sons médios e agudos são indicados para o canto(vocal). Existe quatro tipos de colocação da clave de dó.
    São elas:
    a)A clave de DÓ para sons médios:
    * indicado na terceira linha:

    Um exemplo de utilização: Contralto.
    *indicado na quarta linha:

    Um exemplo de utilização: Tenor.
    b)A clave de DÓ para sons agudos são:
    * Indicado na primeira linha:

    Um exemplo de utilização: Tenor.
    * Indicado na segunda linha:

    Um exemplo de utilização: Meio Soprano.
    Obs.: A indicação da clave de DÓ, tomamos como base o centro dela, a clave de dó parece um “B” então fica fácil indicar qual linha ela dará o nome a nota DÓ.
    E por ultimo a clave de SOL, que iremos estudar com bastante detalhe. É esta que usaremos para violão.
    Indicada na segunda linha:

    O nosso estudo vai ser destinado ao violão, mais vale apena aprendermos o máximo possível sobre a teoria musical, porque vai ser da teoria que chegaremos a prática com bastante segurança.
    Para finalizar esta parte sobre as claves, vale apena observar cada uma e comparar para entender melhor. Caso queiras pesquisar para entender um pouco mais sobre essas claves, vale muito apena…

    ResponderExcluir
  3. A flauta doce ou flauta de bisel é um instrumento musical, mais precisamente um aerofone de aresta.
    A origem deste instrumento está nos antigos instrumentos folclóricos que ainda podem ser encontrados em diversas partes da Europa hoje, como o Czakan na Hungria (6 furos) ou a flauta dupla da antiga Iugoslávia. Muitos destes instrumentos eram feitos de tubos de bambu ou cana naturais, enquanto a flauta doce era um instrumento torneado em madeira. Foi o instrumento musical mais popular na Idade Média. Ela produz um som melodioso. Como todo instrumento musical, para ser tocado é necessário estudos das técnicas. É o mais antigo dos instrumentos da família de tubo interno. Consiste em um tubo, com buracos para sete dedos e um buraco para o dedo polegar que serve como abertura de oitava. Talvez a ilustração mais antiga e incomparável seja a de uma flauta doce que está no “The Mocking of Jesus” (posterior a 1315), um afresco da Igreja de Staro Nagoricvino na Iugoslávia. Existem várias ilustrações de tubos parecidos que podem ou não serem flautas que antecedem este exemplar.

    ResponderExcluir
  4. Trabalhooo 7 ano do Cpaco ;;
    Leticia Ferreira

    ResponderExcluir