Gostou? então compartilhe nosso blog e divulgue nosso trabalho!

Web Radio Sinfonia Jovem

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Banda de Música de São Benedito - Ce


A Tradição das Bandas de Música em São Benedito - Ce
Não se sabe ao certo quando se iniciou as bandas de músicas em São Benedito. Há registros que, já por volta dos anos de 1900 e 1905, havia uma banda de música comandada por Jerônimo Augusto Nery (Jerominho), onde este era maestro, sendo bastante rígido com seus aprendizes. No final da dec. de 1910, foi fundada uma banda de música pelo juiz de direito da Comarca Apolônio de Perga Bandeira de Barros, chamada banda do Tiro de Guerra. Na década de 20, o Sr. Domingos de Paiva fundou uma banda de música particular, conhecida por Banda de Seu Domingos, composta basicamente por seus familiares e alguns remanescentes da banda de “Jerominho”. Outro maestro dessa época era João Evangelista Silva, conhecido como “João Cego”. Posteriormente, Alfredo Laranjeira substituiu seu pai, Domingos de Paiva, no comando da referida banda.
Esta banda animava os festejos religiosos da Paróquia de São Benedito, bem como de Paróquias vizinhas, e as tradicionais festas dançantes do Tabajara Clube até o fim da década de 40.
Na década de 40, a banda passa a pertencer a paróquia de São Benedito. Era regente outro filho de Domingos de Paiva, Francisco de Paiva, permanecendo 20 anos no comando da banda, sendo substituído por João Evangelista Filho, (mestre João como ficou conhecido por todos, filho de "João Cego"). Durante as décadas de 40 e 50, ingressaram na banda de música muitas figuras, dentre elas destacam-se Francisco Enoque Filho (Chico Noca), José Américo de Brito, conhecido como “Zé Ferreira”, e os irmãos Manoel “Rita” e Benedito “Rita”, estes dois últimos ainda fazem parte da banda. Francisco Enoque Filho, aposentado, comandou a banda de música local por um curto período quando Mestre João mudou-se para Pacajús. Seu Chico Noca, mesmo em idade avançada, ainda prestigia as tocatas da banda de música, e pode ser visto pela cidade andando em uma bicicleta sem freio. José Américo de Brito atualmente é regente das Bandas de Música de Carnaubal e Croatá.
Na segunda metade da década de 1970, a Prefeitura Municipal passou a organizar a banda, que passou a demonminar-se Banda Municipal de São Benedito. Era regente novamente Mestre João, permanecendo no comando até o ano de 1989.
No ano de 1990, sobre o comando do maestro José Ferreira, inicia-se as aulas para formação de uma nova banda de música. Durante aquele ano, chegaram a participar cerca de 150 alunos estudando a parte teórica.
No começo do ano de 1991, a prefeitura adquiriu novos instrumentos e iniciou-se o trabalho com os alunos escolhidos durante as aulas teóricas. José Ferreira permaneceu na regência até o mês de maio. No mês de junho assumiu a banda o maestro Lázaro Freire Silva, para continuar o trabalho de José Ferreira. No dia 25 de novembro (dia do município) foi inaugurada a nova banda de música, mesclando a juventude dos adolescentes com a experiência de alguns veteranos. Lázaro Freire permaneceu na regência da banda até o final de 1993. Lásaro Freire, ex-maestro da Banda de Música de Ipu, faleceu em 2004.
Em 1994 assume pela terceira vez a banda, Mestre João. Naquele período, voltaram a integrar a banda vários veteranos.Mestre João conduziu a banda de música até sua morte, em 03 de março de 1997.
Em 1998, por volta do mês de maio, assume a regência Francisco das Chagas Silva, ficando na regência até o começo de 2002, onde abandonou sua função por causa de desentendimentos com alguns integrantes da banda.
Em maio de 2002, assume a regência Rildon Barbosa de Sales, permanecendo no comando até os dias atuais. Em 2005 são iniciadas aulas de flauta doce na biblioteca pública municipal, através do projeto “Amigos da Leitura”.

Em 2006, com a criação do NAEC (Núcleo de Arte, educação e Cultura), inicia-se aulas com alunos remanescentes das aulas de flauta, para a formação de uma nova banda, composta apenas por adolescentes.
Em 24 de novembro de 2006 é feita a primeira apresentação da Filarmônica Infanto-Juvenil de São Benedito, dando continuidade à rica história musical de São Benedito, iniciando um novo ciclo.
Atualmente, a cidade de São Benedito consta destas duas bandas: a Banda Municipal e a Filarmônica Infanto-Juvenil